As alterações de crescimento e diferenciação celular são aquelas que acarretam em aumento (hipertrofia) ou diminuição (hipotrofia) do volume celular ou aumento (hiperplasia) e diminuição (hipoplasia) do número de células de um tecido.
Pode ocorrer diferenciação do tecido com mesma origem embrionária (metaplasia), ou ainda, uma neoformação de células com alteração da expressão gênica causando um crescimento desordenado, expansivo e infiltrativo, classificados como neoplasias que podem ser benignas e malignas, sendo esta última capaz de gerar metástase.
Macro: órgãos com alterações de crescimento e diferenciação celular podem se apresentar diminuídos ou aumentados de tamanho, sendo que as neoplasias malignas apresentam geralmente acentuado aumento de tamanho, com aspecto modular, expansivo, infiltrativo, com áreas de necrose e hemorragia.
Micro: o tecido também varia de característica dependendo do processo patológico acometido, no qual as neoplasias malignas tem como característica células desdiferenciadas (anaplasia), com mitoses e mitoses atípicas.